Bem vindo(a) ao Blog

3 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe
14 mar

AutorQualyPlast

CategoriaNotícias

3 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

A produtividade é um fator importante para a sua empresa e que aumenta o rendimento da sua equipe. Através dela, os colaboradores adquirem mais motivação, se tornando mais engajados nas suas tarefas, consequentemente, diminuindo os índices de rotatividade de contratados. De maneira figurada, funciona como um trampolim para o funcionário conquistar alto níveis de desempenho profissional.

Por outro lado, a produtividade não está ligada a produção em massa. Ela diz respeito ao que é realizado na rotina dos colaboradores. Quando a produtividade está presente, o controle sobre o tempo, processos e entrega de resultados é muito maior e mais objetivo. Ainda, ser produtivo causa uma grande redução nos recursos usados para atingir metas.

Quando seus trabalhadores se apoiam na produtividade, transformam o ambiente de trabalho para melhor, aprendem a usar recursos novos e modernos para executar suas funções, por fim, conquistando muito mais êxito e felicidade profissional. Saiba mais sobre como aumentar a produtividade no trabalho ao longo deste texto. Acompanhe:

O que é produtividade?

A palavra produtividade está relacionada a outros dois termos muito importantes para o universo empresarial: qualidade e quantidade. Quem busca a produtividade, então, está buscando realizar seus compromissos em um curto período, com alta performance no ambiente organizacional e eficiência na entrega nos resultados.

Para ser produtivo, a pessoa ou instituição precisa ter domínio sobre metodologias de trabalho e ótimo controle de gestão. Apenas não confunda produção com produtividade, porque a diferença entre esses dois conceitos tem a ver com a prioridade das atividades, quando, no segundo caso, a preferência é realizar as obrigações por ordem de urgência, respeitando prazos de acordo com um planejamento realizado previamente.

Dicas para aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa

Gostaria de saber como aumentar a produtividade da sua equipe e levar a sua empresa ao sucesso? Confira três pontos importantes abaixo:

Defina metas

Para que você e os seus colaboradores caminhem juntos em direção a conquistas frutíferas para empresa, é preciso que as metas sejam claras e estabelecidas com antecedência. Ótimas maneiras de fazer isso é com lembretes ou quadros de gestão que sejam de fácil acesso ou fiquem avista de todo mundo. Reuniões semanais e diárias também são importantes para informar a evolução dos processos e determinar as próximas ações.

Estimule o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é outra peça-chave para aumentar a produtividade. Os passos essenciais para estimular essa prática é deixar claro a função e o papel de cada colaborador na empresa, valorizar as habilidades distintas que eles possuem, oferecer feedbacks sempre que erram e acertam, além de incentivar o diálogo para que os sentimentos de confiança e aceitação aflorem entre essas as pessoas. Assim os funcionários podem contar uns com os outros na hora de resolver um contratempo.

Enfatize a importância da união

A produtividade também nasce da união. Em outras palavras, o gerenciamento assertivo, os processos mais eficientes e resultados mais satisfatórios surgem porque um grupo de pessoas estava em sincronia, compartilhando uma sinergia única e funcional. A importância dessa sintonia pode ser ressaltada a todo momento dentro da empresa, durante reuniões, delegação e execução de atividades.

Seguindo todos esses passos, você e sua equipe conquistarão melhores resultados e mais satisfação, tudo graças a manutenção da produtividade.

Gostaria de ler mais publicações como essa? Confira o nosso blog.