Quando falamos em plásticos no modo geral, lembramos logo das substâncias que podem ser liberadas com o aquecimento das embalagens. Vamos falar da principal substância que preocupa a quem produz e a quem consome produtos com embalagens plásticas: o bisfenol A.
Também conhecido como BPA, o bisfenol é uma substância química utilizada na fabricação de recipientes, entre outros plásticos. O seu uso torna o material mais resistente e transparente.
No início dos anos 2000, os cientistas emitiram um alerta sobre os riscos que o consumo da substância poderia causar à saúde do consumidor. Isso porque, se aquecido acima de 30°C, o recipiente pode liberar a sua substância no alimento ou bebida e ser ingerido.
O bisfenol é uma substância que interage com o organismo humano de forma similar ao hormônio feminino chamado Estrogênio, que pode desregular a produção natural de hormônios do corpo humano.
Mas o problema não para por aí, por que a substância também pode ocasionar a mutação nos receptores dos hormônios. A glândula da tireoide pode ser afetada, atrapalhando também o desenvolvimento de crianças em fase de crescimento, além de ser mais prejudicial ainda, em casos de propensão ao câncer.
Embora seja um tema sério, não há motivo para pânico. a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) assegura que “a fabricação de embalagens alimentícias, tanto para acondicionar alimentos quanto bebidas, possui legislações específicas publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as quais devem ser seguidas pelas empresas do setor”, afirma em nota oficial.
Essa preocupação começou em 2011, com a proibição do bisfenol A em mamadeiras e, quase uma década depois, há demanda para um mercado livre de BPA (BPA Free) que já é bastante sólida.
A QualyPlast Embalagens trabalha com matérias-primas isentas de BPA, visando a segurança dos consumidores de seu negócio. Dê ao seu cliente as melhores embalagens com a QualyPlast!
Entre em contato para realizar seu orçamento personalizado!
Siga-nos nas redes sociais e acompanhe mais notícias em nosso blog.