Antes de adquirir embalagens para os seus produtos ou fazer a troca por modelos novos, é preciso levar uma série de fatores em conta. Portanto, faça um comparativo para saber se as opções que você tem em mente são boas, melhores ou piores. Por exemplo, as embalagens vão ter o seu logo? São de fácil abertura? Foram fabricadas com matéria-prima e químicos corretos? Entre outros pontos relevantes.
A seguir, preparamos uma checklist que vai te ajudar a definir uma boa embalagem para o que você produz. Confira agora mesmo e descubra como agregar muito mais qualidade para os itens que você comercializa.
Informações impressas
Quando se trata de embalagens impressas, elas podem ser adquiridas de duas formas: coloridas e em preto e branco. Independente da escolha, o que não pode faltar nessas impressões são o logotipo da empresa, o código de barras, e informações básicas sobre o que está no seu interior.
Esses textos e figuras ajudam no manuseio e também promovem a empresa que confeccionou o produto. Ou seja, enquanto ele estiver exposto nas prateleiras, a marca vai estar sendo divulgada de maneira simples e prática.
Estrutura prática
Pontos de abertura e fechamento, o sistema de vedação e até mesmo alças para segurar e carregar, são diferenciais importantes que valorizam muito o que está sendo vendido, além de facilitar o transporte e estocagem.
Embalagens devem facilitar o cotidiano de quem interage com elas, seja o carregador, o vendedor ou o consumidor final. As pessoas precisam abrir o plástico de maneira segura e confortável para usar o que está dentro dele.
Ser segmentada
Outro ponto é a segmentação. Você sabia que nem todos os sacos oferecidos pelo mercado possuem a mesma finalidade e nem são capazes de desempenhar o mesmo papel? Uma mesma fornecedora pode trabalhar com o segmento alimentício, de bebidas, hospitalar e frigorifico através de fórmulas e métodos de produção diferentes.
Sendo assim, sua empresa deve encontrar embalagens com as características mais adequadas nos quesitos térmico, elasticidade, impermeabilidade, resistência, tamanho, entre outros fatores pertinentes.
Interatividade
Hoje em dia, tudo é interativo, inclusive as embalagens. Tenha certeza de que as suas também são utilizando QR Codes ou realidade aumentada que interagem com a câmera de um smartphone. Outra possibilidade é apenas incluir uma chamada para que o consumidor acesse o site ou as redes sociais da sua marca e expanda a experiência que está tendo com ela.
Porém, lembre-se de ser criativo, chamativo, convincente e, acima de tudo, não decepcionar quando o cliente ou consumidor final aceitar o convite estampado na embalagem.
Método de produção
Por último, mas não menos importante, marque na sua checklist se a opção de embalagem que você deseja adquirir foi feita com matéria-prima de alta qualidade, processada através de máquinas e técnicas modernas, que vão resultar em pacotes resistentes e seguros.
Embalagens que protegem os itens de serem roubados ou danificados são sempre as melhores opções. Agora, com a ameaça dos vírus, germes e bactérias, um bom processo de selamento e dificuldade para fazer furos ou pequenos rasgos devem ser fatores decisivos na sua escolha.
Não deixe de checar esses aspectos. Em alguns casos, modificações podem ser solicitadas aos fabricantes para que você consiga ter em mão o melhor saco plástico possível. Caso precise de ajuda especializada, conte com a QualyPlast, temos as opções que você procura!