Bem vindo(a) ao Blog

Como funciona o processo de impressão do plástico
01 jul

AutorQualyPlast

CategoriaCuriosidades

Como funciona o processo de impressão do plástico

A QualyPlast reuniu algumas informações acerca de todo o processo de impressão em material plástico. Confira os detalhes sobre o processo de impressão de plásticos, aqui em nosso blog.

O processo de impressão em materiais plásticos é chamado de Flexografia e é uma forma de impressão com chapa em relevo, feita de borracha, popularmente conhecida como clichê. As máquinas impressoras são compostas por sistemas de secagem e ocorrem através da circulação de ar quente.

A impressão em flexografia foi apresentada no século 19, em 1890, por Bibby Baron & Sons de Liverpool, como uma forma de imprimir materiais de embalagens que não fossem permeáveis. Em 1952 se começou a usar mundialmente o termo flexografia. Claro que ao passar do tempo, as máquinas foram se modernizando e produzindo em maior quantidade, mas é interessante saber um pouquinho da origem da técnica.

Como é feita a impressão nos materiais plásticos?

Considerada um dos modos mais versáteis de impressão, a flexografia é recomendada para superfícies não planas, através dela, é possível realizar a aplicação da impressão em itens como copos de papel, sacolas, diversos tipos de embalagens plásticas, acetatos e qualquer outro tipo de embalagem que seja flexível.

O sistema flexográfico pode ser considerado como um sucessor do carimbo. São utilizadas tintas líquidas altamente secativas, feitas à base de água, solvente ou curadas por luzes ultravioletas acrescidos de feixe de elétrons. Uma de suas vantagens é a flexibilidade para impressão nos mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes.

A flexografia tem seu processo de impressão dividido em duas partes:

Banda larga: é usada para a impressão de embalagens e segmentos como papéis de presente, rótulos e na parte editorial.

Banda estreita: relacionada à impressão de rótulos, adesivos e etiquetas.

Qualidade e confiança

A flexografia é uma técnica muito competitiva em comparação as outras alternativas disponíveis no mercado, como a offset. Com o advento da modernidade e disponibilidade da gravação digital ela se difunde por todo o mundo, apresentando muita qualidade e confiança para as empresas que a utilizam em seus processos técnicos e industriais.

Tempo de produção

O tempo médio de produção é considerado curto em comparação com outros meios, isso a torna uma opção versátil e prática. A possibilidade das máquinas flexográficas aceitarem arquivos digitais também facilita que este processo seja encurtado, gerando mais rapidez e praticidade para as empresas que trabalham com flexografia.

O que é possível fabricar?

Através do processo flexográfico, é possível imprimir em uma ampla gama de materiais diferentes, ele é classificado como o melhor e mais versátil processo de reprodução de artes gráficas para impressão de embalagens. Existem vários mercados a serem explorados pela flexografia. Através dos modelos das impressoras banda larga ou estreita, é possível abranger diversos segmentos produtivos como:

embrulhos para presente;

etiquetas;

caixas de sorvete;

embalagens para latas;

rótulos;

sacolas plásticas;

acetatos;

embalagens com filmes termocontráteis.

Você chegou ao fim de mais uma postagem em nosso blog e conheceu algumas curiosidades e informações a respeito da produção e impressão de materiais plásticos. Compartilhe com seus amigos através das redes sociais e fique sempre atento as novidades do mundo dos plásticos, no blog da QualyPlast.