Bem vindo(a) ao Blog

Crescimento da indústria do plástico
11 out

AutorQualyPlast

CategoriaNotícias

Crescimento da indústria do plástico

 

A indústria brasileira de plástico vem ganhando um destaque e crescendo nos últimos meses, e para o ano de 2019, já está previsto um crescimento maior do que em 2018. O aumento da produção física (volume) acredita-se que seja de 2,5% a 3%; nas vendas reais de 3% a 4% e nas exportações cerca de US$ 40 bilhões. Ainda contando com as melhorias que os números apresentam, a indústria de transformação do plástico brasileira é o 4° setor que mais emprega no país. Considerando a expectativa positiva, empregos gerados direto e indiretamente podem crescer de 2% a 3%. 

As embalagens no setor alimentício passam das barreiras de cuidar apenas do transporte e exposição do produto. Ela também soma com a segurança da cadeia de produção. Na questão das embalagens plásticas, contamos com uma soma de 38,85% no mercado. Por questões de preservação dos alimentos, a qualidade é um dos fatores que mais influenciam, além das regras que devem ser seguidas na área alimentícia, para evitar perdas ou problemas com contaminação (no transporte ou armazenagem). 

 

Indústria do plástico com dados positivos

A indústria de plástico brasileira é dominante na produção de commodities, com uma soma de  70% das empresas comercializando materiais como sacarias industriais, sacolas de supermercados e frascos no geral. Já os outros 30% se encaixam no setor fabricante de materiais diferentes, como filmes técnicos para alimentos, filmes FFS, não tecidos e frascos multicamadas. 

Com as demandas cada vez mais crescentes e a exigência do público consumidor mais forte a cada atualização do mercado, o segmento de embalagens está ficando ainda mais desafiador. Além de precisar inovar sempre e as demandas estarem encontrando novas soluções, o setor da transformação do plástico ganha um espaço nessa lista de mudanças e novidades. Outro ponto positivo que ajuda na elevação do setor plástico em 2019 é a previsão da retomada do crescimento da construção civil. 

Também é necessário cuidar e ficar de olho em alguns desafios que essa mudança de consumidor exige no atual mercado. A competição entre os produtos acaba sendo um impasse em diversas vezes. A melhora dos produtos brasileiros é uma soma positiva, principalmente no mercado nacional que acaba sendo valorizado. No momento que nos referimos à termos de agregação de valor, esperamos essa intervenção de melhorias por meio da tecnologia, personalização e design, que ajudem e tragam as mudanças que o público espera, e até mesmo as indústrias e empresas que estão ligadas nesse meio. 

O plástico quando usado corretamente é um bom aliado para evitar desperdícios, já que ajuda na proteção e conservação dos alimentos e evita que eles estraguem mais rápido. Um dos problemas que mais afetam o planeta Terra é o desperdício, que ocorre desde a colheita até a casa do consumidor, e o papel das embalagens é reter ao máximo esse problema do estrago de alimentos.

Conheça nossas soluções em plástico acessando nossas páginas de produtos e de serviços