Bem vindo(a) ao Blog

Entendendo as embalagens de Baixa Densidade Polietileno (PEBD)
22 out

AutorQualyPlast

CategoriaServiços

Entendendo as embalagens de Baixa Densidade Polietileno (PEBD)

Comumente utilizado em embalagens plásticas, o PEBD pertence ao grupo dos termoplásticos, plásticos que se deformam no calor, em uma temperatura que varia de 110 a 115ºC. Este tipo de plástico é derivado do polietileno, um dos plásticos mais utilizados pela indústria atualmente.

Da fabricação do polietileno, derivam-se 5 tipos de plástico o PEAD (polietileno de alta densidade), PEBD (polietileno de baixa densidade), PELBD (polietileno linear de baixa densidade ou PEBDL), PEUAPM (polietileno de ultra alto peso molecular) e PEUBD (polietileno de ultra baixa densidade).

Neste texto vamos abordar o PEBD (polietileno de baixa densidade) e o seu uso em embalagens. Confira abaixo.

O que é PEBD?

Derivado do polietileno, o PEBD é encontrado com mais facilidade na indústria de alimentos, devido a sua alta flexibilidade capaz de criar um produto com películas (filmes) finas, com espessura de até 0,015 mm, além de possuir baixa densidade fazendo com que uma pequena quantidade do produto seja suficiente para produzir grandes quantidades de embalagens.

Dentre suas características estão:

  • Alta resistência ao impacto;
  • Tenacidade;
  • Flexibilidade;
  • Estabilidade;
  • Boa processabilidade;
  • Excelentes propriedades elétricas.

Vantagens de usar PEBD

O PEBD é bastante utilizado devido a suas vantagens de utilização, incluindo a resistência à produtos químicos como ácidos, bases, óleos vegetais, cetonas, aldeídos e ésteres, o que garante que embalagens feitas de PEBD sejam difíceis de se decompor ao entrar em contato com estas substâncias.

Embalagens fabricadas a partir deste material são bastante seguras, maleáveis, moldáveis e flexíveis, apresentando boa vedação além de uma baixíssima absorção a água. Este material pode ser encontrado em sacolas plásticas de supermercados pois podem ser facilmente reciclados.

Além de tudo isso, as embalagens fabricadas a partir de PEBD são embalagens atóxicas e quimicamente resistentes, ou seja, elas podem entrar em contato com qualquer tipo de  alimento, assim como produtos farmacêuticos sem transmitir odor ou sabor aos produtos.