Bem vindo(a) ao Blog

Inovação: O caminho para o crescimento
03 mar

AutorQualyPlast

CategoriaNotícias

Inovação: O caminho para o crescimento

A inovação é a chave para o crescimento de uma empresa. Quando aplicada corretamente, esse conceito gera mudanças significativas na organização e nos resultados. O processo, basicamente, é executado com a ajuda da introdução de novos elementos que possam gerar conquistas positivas e concertos de questões que, no passado, eram problemáticas.

De maneira resumida, a inovação é capaz de gerar mais eficiência nas atividades, aumentar a produtividade, reduzir custos, entre outros variados benefícios. Assim, é fácil observar que apostar em novas ideias, especialmente nas que envolvem tecnologia e postura corporativa, cria melhores condições de trabalho e desdobramentos do negócio.

Se você está interessado em saber quais as formas de inovação e como elas podem ajudar a sua empresa a crescer, continue lendo esta publicação. Reunimos as principais vertentes que podem ser exploradas por empresários e empreendedores, principalmente da indústria plástica. Confira:

Quais são as principais formas de inovação?

Mantenha em mente que os processos inovadores são mutáveis, ou seja, variam para cada tipo e organização empresarial, uma vez que visam atender as necessidades que surgiram. Não existe uma fórmula para conquistar a inovação, o importante é observar o que cada serviço, produto, empresa e gestão precisa e quais contribuições desbloquearão o caminho para o topo.

Ter uma mente aberta para novas oportunidade permitirá que a empresa viva por mais tempo em um cenário mercadológico competitivo. Entretanto, é vital aplicar o modelo de inovação mais adequado. Conheça as três principais divisões abaixo:

Inovação radical

A inovação radical afeta diretamente as estruturas de um negócio, promovendo alterações pertinentes e mais delicadas. Esse modelo contribui para a criação de uma nova era na organização, onde o principal objetivo é entregar um valor diferente e mais relevante do que o que existia anteriormente. Quando aplicada, a mudança é visível e se torna a base para a criação de tecnologias que ainda não estão presentes no mercado.

Inovação disruptiva

Assim como a descrição supracitada, a inovação disruptiva altera os moldes de um negócio. Todavia, o grande diferencial é que, neste contexto, a ideia inovadora consegue alterar a estrutura do mercado também. É um processo de dominação sobre o que é velho para torná-lo obsoleto e liberar espaço para o novo, como, por exemplo, motoristas de app substituindo táxis e a Netflix substituindo a TV a cabo.

Inovação incremental

A inovação incremental é o tipo mais comum de acontecer, pois é feita de maneira gradativa. As novas ideias são implementadas em setores ou pontos chaves da empresa, para que as melhorias comecem a acontecer e, no futuro, os resultados positivos se espalhem por todo lugar da cadeia organizacional.

Como a inovação ocorre dentro das empresas?

Qualquer empresa que mantenha o foco em bons resultados e crescimento constante pode inovar. Mas existem ações que funcionam mais que outras na hora de causar uma mudança positiva. O importante é adquirir vantagens em relação às concorrentes, assim como acessar o resultado em um curto período, médio ou até longo.

Com a inovação de processo o empresário adquire mais produtividade e reduz os custos para a criação de produtos e prestação de serviços, evoluindo e elevando seus processos a um novo patamar. Em quase todas as vezes as novas tecnologias estão presentes nesses momentos. Atualmente, a internet das coisas tem ganhado destaque, principalmente a Big Data.

Deste ponto, podemos partir para a inovação de produtos e serviços, uma novidade que propõem debater diretamente com o mercado e absorver o que de melhor está sendo usado nele. Ou seja, se as novas tecnologias e meios forem deixadas de lado, em pouco tempo toda a estrutura se tornará obsoleta, assim como as ofertas do negócio. A consequência acaba sendo a perca de espaço para concorrência e, também, de clientes.

Já a inovação geral e setorial, é a mais indicada para empresas que identificam problemas, ou pontos de melhora, em setores específicos de seu serviço. Assim, até mesmo os núcleos de trabalho mais rígidos conseguem se adaptar e aderir a práticas mais tecnológicas, sem sofrer grandes choques. Há casos em que pode até ser feito um novo modelo de negócio, mas valorizando a busca por resultados desejados com uma estratégia bem pensada.

Por fim, a inovação em marketing, que, como o próprio nome diz, trabalha com a promoção e divulgação de produtos e serviço. Esse método está sempre de olho em novidades para melhor posicionar as ofertas da empresa no mercado, com base em estratégias de comunicação e contato com os clientes.

Como você pode ver, inovar é um caminho de várias vias, mas onde o crescimento é a linha de chegada. O importante é estar aberto a essas possibilidades e saber usá-las com sabedoria, explorando sempre o melhor que elas têm a oferecer.

Leia mais postagens como essa no nosso blog.