Bem vindo(a) ao Blog

Sustentabilidade agora é exigência do consumidor
28 mar

AutorQualyPlast

CategoriaNotícias

Sustentabilidade agora é exigência do consumidor

Os consumidores estão cada vez mais conscientes. Com o crescimento das pautas relacionadas a preservação da natureza, dos animais e da água potável, a população tem voltado seus olhos para o âmbito da conservação, onde a sustentabilidade ganha forte destaque. Muitas discussões estão direcionadas ao consumo e descarte de materiais, sendo um deles o plástico.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Datamark, o Brasil é o quarto país que mais consome embalagens plásticas. Em 2018, foram consumidos mais de 37 bilhões de dólares em produtos desse tipo. Esse número nos deixou atrás apenas do Japão, Estados Unidos da América e China. Na América Latina, o Brasil lidera o consumo, seguido do México, Argentina e Chile.

Essa situação desperta preocupações: primeiro, é preciso passar a consumir com mais consciência; segundo, a reciclagem de materiais plásticos deve ser feita com mais eficiência; e terceiro, produto sustentáveis e biodegradáveis devem ganhar o espaço das opções convencionais. A população já está a par dessas demandas, cobrando cada vez mais as empresas produtoras.

A realidade da indústria brasileira de plástico

Os dados mostram a importância do plástico no cotidiano dos brasileiros. Os produtos feitos com esse material estão em praticamente todos os setores da economia, contribuindo, inclusive, com a preservação ambiental, uma vez que existem opções biodegradáveis à disposição de todos. Além do plástico ser uma opção que consome menos energia e gera menos poluentes durante sua produção em comparação com vidro, metal, cerâmica e outros.

Agora, com opções eco friendly o plástico se tornou uma matéria-prima benéfica, indo na direção contraria do tabu que se arrasta por anos. Mas não para por aí, ainda acontecem estudos laboratoriais por versões mais sustentáveis e que minimizam os possíveis impactos negativos no meio ambiente causados pelo descarte irregular. O objetivo é chegar a um plástico que não colo que cheque a saúde do planeta.

Reciclagem e plástico biodegradável

É importante ressaltar que a maioria dos plásticos é reciclável, e reaproveitá-los é uma ação ecologicamente correta e um incentivo para a economia. Agora, com opções feitas especialmente para facilitar esse processo, está cada vez mais importante assumir a responsabilidade. Uma empresa que produz materiais plásticos pode trabalhar para dar um final correto para os descartes de suas produções ao mesmo tempo que promove campanhas de reciclagem para seus clientes.

Isso é assumir uma responsabilidade que os consumidores gostariam de ver, afinal, quem produz algum tipo de possível poluente deve propor uma maneira de reverter qualquer estrago que causa a sociedade e o ambiente.

E não para por aí, outra questão cada vez mais em alta atrai os olhos da indústria e do público usuário de plástico: os itens biodegradáveis. Esses são produtos feitos com matéria orgânico, que se decompõe facilmente em comparação a outros modelos de plástico comum devido à ação bacteriana, evento conhecido como biodegradação. Eles podem ser reciclados com mais facilidade e sem perder suas ótimas propriedades exclusivas.

Transforme sua empresa em um local sustentável

Essas são ações que despertam o apoio e atendem as demandas dos consumidores, ainda, gerando benefícios para um negócio, como: mais vantagem competitiva, satisfação dos colaboradores, o negócio fica de acordo com as leis vigentes na nação e, o principal, a sustentabilidade gera mais economia.

Reciclagem, redução de desperdício e uso de materiais biodegradáveis são algumas alternativas para tornar a sua corporação uma verdadeira amiga do meio ambiente e deixar felizes as pessoas que acreditam no potencial e responsabilidade da sua marca.

Leia mais conteúdos como esse no nosso blog.